Prós e Contras da Reforma Agrária

Por: Ellen Rocha

Produtores rurais encontram alternativas para aumentar a fonte de renda, mas também buscam por seus direitos junto ao poder executivo

            Em alguns municípios do interior do Estado do Mato Grosso do Sul, a reforma agrária existe e isso leva muitas pessoas á grandes debates. Um dos problemas mais encontrados nessas áreas é a apropriação indevida de terras. Donos de outros bens acabam recebendo as terras, e pessoas que realmente necessitam dos hectares para a subsistência acabam sendo prejudicados.

            Segundo os trabalhadores rurais, esse fato acontece constantemente no assentamento Santa Olga que fica á aproximadamente 12 km da cidade de Nova Andradina, no interior do Estado. Eles reivindicam um olhar mais atento dos governos aos trabalhadores rurais.

            Ainda no Assentamento, mulheres que trabalham na fabricação de doces buscam por uma ajuda governamental para a construção de uma cozinha industrial no Assentamento, para que a produção possa ser vendida adequadamente no mercado local. Elas nos contam que cursos foram levados ao assentamento,  mas que elas  precisam de ajuda do poder público para dar andamento aos projetos.

            No mesmo assentamento também há um sistema de resfriamento de leite para os produtores da região. No total são dez trabalhadores que adotam uma política de cooperativa. Segundo Lázaro Rodriguês produtor rural, o sistema de resfriamento além de aumentar a renda dos trabalhadores, ainda os livram de ficar presos á ofertas que não são lucrativas á eles.

            Dados como estes mostram que existem pós e contras na reforma agrária, mais que existindo incentivos públicos á população rural, os resultados são positivos. O que basta é apenas mais atenção aos trabalhadores rurais do estado.

terça 14 setembro 2010 18:09



Nenhum comentário Prós e Contras da Reforma Agrária



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.75.69) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para menteabertanews

Precisa estar conectado para adicionar menteabertanews para os seus amigos

 
Criar um blog